LENDO A ESCRITURA – INSPIRAÇÃO DIVINA
Quem escreveu a bíblia? Será que ela não se contradiz em algum trecho? Ela não ficou desatualizada? O que significa que a Bíblia foi inspirada por Deus?
Vamos lá! Nessa pequena série de textos, já falamos que a Escritura é Palavra de Deus por duas razões: 1) Ela revela o Plano de Deus para a humanidade; 2) Essa mensagem é diferente de qualquer outra pois concede Vida Eterna. Esses dois pontos ajudam a responder: sim, cremos que a Bíblia foi inspirada por Deus.
Deus Espírito Santo motivou e inspirou mais ou menos 40 homens para escreverem a Bíblia: foram profetas, evangelistas e apóstolos. Entre eles, pessoas das mais diversas origens: reis, agricultores, pastores de ovelhas, pescadores, sacerdotes, advogado, médico e cobrador de impostos. Além de terem sido pessoas tão diferentes umas das outras, eles viveram em épocas muito diferentes. Ainda assim, é impressionante como os 66 livros formam um conjunto harmonioso, em que podemos perceber claramente a progressão de uma única história: o plano de Deus para salvar o ser humano pecador através de Jesus Cristo. Martinho Lutero, Reformador Luterano, certa vez escreveu: “Da mesma forma como vamos até o berço tão somente para encontrar um bebê, também recorremos às Escrituras apenas para encontrar Cristo.” Uma única mensagem de um mesmo Deus se revelando à humanidade.
Outra frase conhecida de Martinho Lutero era: “Eu e o meu vizinho podemos errar, na verdade todas as pessoas podem errar. Mas Deus não!” E, por isso, talvez você pense: “É claro que Deus não erra. Mas e essas pessoas que escreveram, eles poder ter se confundido ou falado algo a mais?”
Deus Espírito Santo colocou na mente dos escritores os pensamentos e as palavras que eles deveriam escrever. É claro que Deus falou e fez muito mais coisas que não estão contidas na Bíblia, mas, como luteranos, cremos e ensinamos que todas as palavras contidas na Bíblia são A Palavra de Deus. E isso a própria Bíblia nos ensina: “Homens falaram da parte de Deus movidos pelo Espírito Santo” (2 Pe 1.21). “Toda Escritura é inspirada por Deus” (2 Tm 3. 16). “Falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito” (l Co 2.13).
Negar que a Palavra Escrita, a Bíblia, é a Palavra de Deus significa construir um edifício sem vigas, sem as bases. Sempre teríamos dúvidas – Será que isso é divino ou humano? Será que isso é Palavra de Deus ou Palavra de Paulo ou Moisés, ou qualquer outro escritor? Descartar a inspiração divina significa fundamentar nossa esperança longe da rocha eterna que é Jesus. À medida que caminhamos com Jesus, temos mais certeza de que a Bíblia é a Palavra de Deus. Que o Espírito Santo, o verdadeiro autor, possa abrir os seus corações para que ela possa fazer morada em suas vidas.