C. S. Lewis e Reflexões sobre o Salmo 46
Em tempos de dor, medo e incerteza, uma pergunta ecoa forte no coração: onde Deus está em tempos de aflição? Nesta meditação no Salmo 46, somos convidados a olhar para Deus como refúgio, fortaleza e socorro bem presente nas tribulações. Mesmo quando tudo parece tremer ao nosso redor, a Palavra nos chama a descansar na presença do Senhor.
A partir das imagens do salmo, da experiência pastoral no acompanhamento do sofrimento e até do testemunho de C. S. Lewis em seu luto, refletimos sobre o silêncio de Deus, a dor real e, ao mesmo tempo, a Sua presença fiel no meio da cidade, no meio do Seu povo. Na conexão teológica, a Lei nos confronta com a fragilidade da nossa vida, a realidade do sofrimento, das perdas, do medo e da sensação de porta fechada.
Mas o Evangelho nos consola ao revelar que Deus está no meio de nós, em Cristo Jesus, a água da vida que jorra para a eternidade. Ele está presente na Palavra, no Batismo e especialmente na Santa Ceia, onde nos dá Seu corpo e sangue para perdão dos pecados. Assim, o Salmo 46, em harmonia com passagens como Lucas 21, João 4 e Apocalipse 22, nos chama à confiança: aquietai-vos, contemplem as obras do Senhor, o Deus de Jacó é o nosso refúgio.

