LENDO A ESCRITRA – PALAVRA REVELADA
Como Deus se comunica conosco?? Será que ainda por meio de sonhos, ou experiências místicas, ou quem sabe por revelações? Será que é dessa maneira que Deus escolheu falar conosco?
Todos os seres humanos, de todas as culturas, possuem linguagem, que é o meio pelo qual indivíduos podem estabelecer relações uns com os outros. A linguagem capacita indivíduos a se comunicarem com outros, além de estabelecer relacionamentos. A linguagem permite ao indivíduo pensar. Abre a possibilidade de desenvolver ideias, de acumular conhecimento e até a capacidade de criar coisas novas. A linguagem molda a cultura que nos envolve, direciona nossa forma de ver o mundo e define quem somos como seres humanos.
É interessante que Deus se comunica com a sua criação através de uma linguagem bem específica. Não é de se espantar que Deus tenha criado o universo por meio da sua Palavra (Sl 33.6; João 1.1-3) Deus não é uma fonte abstrata, como pensam muitas religiões, mas Deus se revela como uma pessoa. Como tal, ele pensa, ama e se expressa. A queda em pecado deturpou a dom da linguagem e limitou nossa compreensão da vontade de Deus. O pecado corrompeu a linguagem de tal forma que deixamos de entender a linguagem de Deus como nosso Criador amoroso, mas o Espírito Santo em Pentecostes capacitou as pessoas para entenderem, uma vez mais, a voz de Deus de uma maneira clara. (Atos 2)
Precisamos nos comunicar ou então nos sentiremos isolados. Deus também se comunica e estabelece relacionamentos por meio da linguagem. Algumas religiões procuram entender a Deus por meio de visões, através de sonhos, através de profecias, às vezes alguns esperam que Deus se manifeste por uma experiência particular. Alguns cristãos dizem que o Espírito Santo se comunica com eles diretamente, como um impulso interior ou uma revelação pessoal. Nós, luteranos, entendemos que a voz de Deus não vem a nós de uma maneira subjetiva, mas Deus continuamente fala direta e efetivamente através de sua Palavra com uma linguagem real, com palavras, com gramática e significados. Uma linguagem que é acessível a cada um e simples de ser entendida.
É consenso para os luteranos dizer que Deus opera através de meios –Entendemos que os meios que Deus opera são os Meios da Graça, isto é, pela Palavra e Sacramentos. Sobre os sacramentos, teremos outros textos que vamos abordar com mais profundidade. Nesta série de reflexões reforçamos que as palavras presentes nas Escrituras não somente transmitem informações, ou seja, falam sobre Jesus, narram o que aconteceu. Mas aqui temos a voz ativa e presente de Deus, que verdadeiramente está falando conosco, com palavras de Lei e Evangelho, palavras de morte e vida, de pecado e graça. O próprio Verbo está presente, o próprio Espírito Santo está atuante, produzindo em nossos corações o dom gracioso da fé.
Por isso, vale a pena relembrar o que Paulo testemunha em Romanos 10 “Como dizem as Escrituras Sagradas: “Todos os que pedirem a ajuda do Senhor serão salvos.” Mas como é que as pessoas irão pedir, se não crerem nele? E como poderão crer, se não ouvirem a mensagem? E como poderão ouvir, se a mensagem não for anunciada? E como é que a mensagem será anunciada, se não forem enviados mensageiros? As Escrituras Sagradas dizem: “Como é bonito ver os mensageiros trazendo boas notícias!” (Rm 10.13-15) Que essa mensagem, que essa boa notícia, possa continuar falando ao seu coração.